Tribunal da universidade
Em uma aula foi proposto pelo docente Joel uma atividade de pesquisa e debate um "tribunal".
Tivemos que fazer um “Tribunal da universidade: what’s up? “ foi uma experiência sensacional, podemos defender o que acreditamos e o que estudamos.
Tivemos que fazer um “Tribunal da universidade: what’s up? “ foi uma experiência sensacional, podemos defender o que acreditamos e o que estudamos.
“ A história do surgimento das universidades é muito difícil de ser contada.
O fato de, segundo os autores que se debruçaram sobre esse tema, existirem há mais de mil anos e distribuídas por todo o planeta em momentos distintos, com criações realizadas sob influências de processos colonizadores, cujo registro e memória ficou fragilizado por diversos momentos de obscurantismo, manipulação e controle estratégicos, faz com que seja difícil a construção de uma linha do tempo que seja de fato muito nítida, com encadeamento claro entre os modelos de universidade.
No livro “A quarta missão da Universidade: internacionalização universitária na sociedade do conhecimento”, dos experientes reitores universitários Fernando Seabra Santos (Universidade de Coimbra) e Naomar Almeida Filho (UFBA e UFSB), em seu “Capítulo 1: As várias missões da universidade”, os autores elaboram uma reconstrução histórica que reafirma a dificuldade de delimitação clara da implantação e funcionamento dos modelos de universidade ao longo da história, mas procuram organizar e sistematizar as principais e mais influentes linhas de pensamento em sua existência.
A videoaula “Linha do tempo das universidades”, gravada pelo Prof. Naomar e dirigida aos estudantes recém-ingressantes na UFSB, traz mais informações, recheadas de curiosidades, a respeito da organização das universidades, seus maiores protagonistas e o contexto histórico, social, político e econômico e cultural em que funcionaram ou funcionam as universidades.”
Comentários
Postar um comentário